#TBT Rave põe SP para dançar com o mundo

Curta
compartilhe

Matéria publicada na Folha de São Paulo em 10 de Outubro de 1998

“Raves normalmente acontecem à noite – tarde da noite – e terminam quando o sol já está alto. A Earthdance, que acontece hoje na praia de Maresias, vai ser diferente. Começa às 10h e vai até às 22h. O motivo dessa inversão é fazer com que a festa aconteça de forma simultâneamente a outras que estarão ocorrendo em mais 34 países.

A iniciativa é de um grupo de promoters de todo o mundo que resolveu se unir por uma causa beneficiente: arrecadar fundos para o Tibete, região invadida pelo governo chinês em 1949.

Essa é a segunda edição da festa. No ano passado ela ocorreu em 15 países – O Brasil nao estava incluído – e consegui arrecadar, segundo a produção, cerca de US$60 mil, que foram doados para grupos tibetanos internacionais. Parte desse dinheiro foi suficiente para construir um orfanato para crianças carentes.

O que será feito com o que for arrecadado será decidido em novembro, quando os promoters envolvidos com a Earthdance se encontrarão na Índia com Dalai Lama, líder espiritual budista, chefe do governo tibetano e Prêmio Nobel da Paz em 1989.

No Brasil, a Earthdance acontece no Bar do Meio, na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo. A organização é do grupo que faz as raves XXXperience – que já chegaram à sétima edição – formado por Rica Amaral, Luis Feio Sala e Ricardo Roman Jr.

O grupo ficou sabendo da Earthdance quando recebeu o CD que será lançado junto com o projeto (“Earthdance 2”). O contato foi feito via internet. Em Londres – onde fica a promotora Return to the Source, responsáveis pela iniciativa – foram acertados os detalhes para incluir o Brasil. O combinado é que todo lucro seja doado.

Maresias foi o local escolhido por ser um fim de semana prolongado (segunda-feira é feriado). Por isso, boa parte do público já estaria no litoral de qualquer maneira.

Além disso, Maresias já foi um dos locais preferidos dos produtores de rave, mas a cidade não permite mais casas noturnas – ou pistas de dança – após a meia-noite. Já que a festa tinha que ser de dia, porque não voltar às raízes?

O som é trance. Nas picapes, seis DJs – Luiz Pareto, Anderson Noise (Belo Horizonte), Feio, André Meyer, Rica Amaral e Anti (Suécia). Além do live P.A. (apresentação ao vivo), do trance psicodélico do inglês ManMadeMan.

Às 20h, no horário de Anti, que assume a pista às 19h, será tocada a faixa “Prayer for Peace”. Nessa mesma hora, (meia-noite em Londres), todos os outros 34 países estarão tocando a mesma música.

Haverá ainda três apresentações de música e dança: Hare Krishna, capoeira e indiana. Fora o que não pode faltar em raves: performances circences (malabarismo, pirofagia). O famoso café da manhã será substituído pelo chá das cinco […]”

Festa: Earthdance 98
Quando: hoje, das 10h às 22h
Onde: Praia de Maresias
Quanto: R$ 15

Leia
também...

plugins premium WordPress